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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araujo, Fernanda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T10:36:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T10:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 321.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190 | - |
dc.description | ARAUJO, F. S. Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem o intuito de discutir o papel da educação a partir da experiência do Holocausto. Foi feita através de pesquisas bibliográficas, tendo como base para fundamentação os seguintes autores: Bauman (1998), Arendt (1999), Adorno (1995), Freire(2015), entre outros. O texto está dividido em três capítulos. O primeiro faz uma breve contextualização acerca dos caminhos percorridos pelas duas guerras mundiais, a ascensão de Adolf Hitler e do partido nazista. O segundo capítulo apresenta o Holocausto como produto da modernidade, uma forma de “organização burocrática da barbárie”. O terceiro traz uma defesa da educação como mecanismo de combate à barbárie. Com base nas ideias de Theodor Adorno interrogamos o papel da educação como meio de inibir um novo genocídio. A ideia é a de que a ruptura com o processo de “banalidade do mal” está fulcrada na construção da criticidade, através da educação emancipadora como a que foi defendida por Paulo Freire. Discutimos ainda como os docentes e discentes podem se construir rompendo as barreiras estabelecidas pela educação autoritária por meio da compreensão histórica e ética do Holocausto, mediada pela elaboração de pensamentos críticos, autônomos e emancipados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Estevam Dedalus Pereira de Aguiar Mendes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Holocausto | pt_BR |
dc.subject | Totalitarismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.title | Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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