Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20208
Título: O processo de sexualidade masculina na construção da identidade do protagonista do filme Strapped (2010)
Autor(es): Batista, Rauan Robério Santos
Palavras-chave: Identidade sexual masculina
Masculinidade
Análise do discurso
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: No presente trabalho, discutiremos sobre a construção da identidade sexual masculina a partir do protagonista do filme Strapped (2010). Deste modo, compreendemos que na sociedade ocidental estão enraizados os fatores determinantes das sexualidades, sobretudo da sexualidade masculina, que influenciam para uma identidade normativa, subalternizando as que não estão inseridas dentro dos padrões sociais. Assim, entendemos que os estudos da sexualidade masculina no Brasil estão encetando, consequentemente, precisando de produção científica para uma maior notoriedade sobre a temática. Diante disso, levantamos o seguinte questionamento: como a sociedade ocidental entende a sexualidade masculina correlacionada com as questões sociais que envolvem as sexualidades? Acreditamos que a promulgação da ideia machista, do pensamento patriarcal, como a subalterrnização das demais identidades sexuais influenciam para uma construção de uma identidade, muitas vezes, conservadora e opressora do sujeito. Sendo assim, assumimos como objetivo principal desta pesquisa, identificar na opacidade dos discursos a vivência da sexualidade do protagonista do filme Strapped (2010) em que se confronta com várias representações da sexualidade masculina envolvida na construção da identidade do sujeito. E, como objetivos específicos: (1) Discutir sobre as questões sociais que norteiam a vivência das sexualidades a partir das relações presentes no filme; (2) Entender a influência social da identidade sexual masculina como também os caminhos positivos e negativos dessa inferência. Fundamentamo-nos em Campos Jr. (2007); Amaral (2012), e outros pesquisadores para discutir sobre o mundo cinematográfico. Sobre a construção da identidade, nos baseamos em Woodward (2009); Silva (2009), etc. Acerca dos estudos de gênero e sexualidades utilizamos Louro (2009; 2010); Foucault (1988), entre outros estudiosos. Para refletirmos a respeito da construção da masculinidade, adotamos Falconnet e Lefaucheur (1977); Saffioti (1987), etc. E, comentaremos sobre a prostituição e os meios econômicos e sociais da profissão, para tal, usamos Feijó e Pereira (2014), Monteiro (1921), Diniz (2016). Portanto, observamos, a partir do nosso corpus, que o protagonista buscava desamarrar-se das normas sociais que influenciavam na construção da sua identidade sexual. Dessa forma, depreendemos que a ideia heteronormativa estigmatiza uma identidade, muitas vezes, conservadora e opressora.
Descrição: BATISTA, R. R. S. O processo de sexualidade masculina na construção da identidade do protagonista do filme Strapped (2010). 2019. 63p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20208
ISSN: CDD 401.41
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAUAN ROBÉRIO SANTOS BATISTA.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.