Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20222
Título: Os desafios da aplicabilidade das metodologias ativas como alternativa de inovar o ensino durante os estágio supervisionados em geografia
Autor(es): Silva, Ana Carolyny Pereira
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação do professor
Metodologia ativa
Ensino de geografia
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo relatar as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II e III, disciplinas obrigatórias do Curso de Geografia, UEPB. Os Estágios Supervisionados (o primeiro de observação e os demais de regência) foram realizados nas escolas José Hermínio Bezerra Cabral e Antônio Heráclito do Rêgo (Estágio Supervisionado I), Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário (Estágio Supervisionado II) e Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia (Estágio Supervisionado III), localizadas em Barra de Santana e Campina Grande – PB, respectivamente. Tendo em vista que educação atual enfrenta uma série de desafios, a experiência do Estágio Supervisionado é uma possibilidade de articulação essencial na formação do professor de Geografia, pois possibilita o primeiro contato do estagiário com o ambiente escolar, com a sala de aula e com a incumbência de transformar as atividades desenvolvidas no estágio em pesquisa. O Estágio I foi desenvolvido na modalidade observação nos níveis fundamental e médio, o Estágio II foi realizado na modalidade regência no Ensino Fundamental II, com a incumbência do desenvolvimento de um projeto de intervenção e/ou colaboração e, por fim, o Estágio III objetivou a regência no Ensino Médio, com a atribuição do desenvolvimento de memorial acadêmico acerca da construção da identidade docente. A partir da experenciação do estágio, foi possível refletir que tal componente tem o condão de constatar a vocação do licenciando para o magistério, além de promover a primeira oportunidade de colocar em prática aquilo que se vem aprendendo durante a formação acadêmica, bem como servir para mostrar as adversidades e desafios que o futuro professor enfrentará no âmbito escolar quando for lecionar.
Descrição: SILVA, A. C. P. Os desafios da aplicabilidade das metodologias ativas como alternativa de inovar o ensino durante os estágio supervisionados em geografia. 2019. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20222
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA CAROLYNY PEREIRA SILVA.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.