Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Geilson Santos de-
dc.date.accessioned2019-08-27T12:06:07Z-
dc.date.available2019-08-27T12:06:07Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.otherCDD 306.446-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20233-
dc.descriptionOLIVEIRA, G. S. de. Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o documento oficial - Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e as suas implicações para a construção de um currículo multicultural. Metodologicamente num primeiro momento a partir das contribuições de (CANDAU E MOREIRA 2002); (GOMES 2008) e (SILVA 2011) discutimos sobre as diferentes abordagens pedagógicas que foram dadas ao multiculturalismo nos estabelecimentos de ensino e quais as principais indagações que a diversidade provoca na construção dos currículos que atendam as diferenças. Em seguida examinamos mais de perto a Base Nacional (2017), através da sua estrutura organizacional e as principais mudanças e permanências neste documento através dos apontamentos de Jacomeli (2007) e Bittencourt (2017) que problematizam os debates em torno da construção de um currículo comum no país desde as décadas de 1980 e 1990. Sendo assim, observamos que a ideia de um currículo multicultural partir da BNCC perpassaram vários debates e interesses, que ao mesmo tempo essa temática foi reapresentada no Documento atual, porém associada aos interesses mercadológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectCurrículo Multiculturalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleNas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multiculturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geilson Santos de Oliveira.pdfPDF - Geilson Santos de Oliveira800.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.