Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20238
Título: As garantias constitucionais para a criminalização da LGBTfobia
Autor(es): Sousa, Letícia Trajano de
Palavras-chave: Criminalização da LGBTfobia
Constituição Federal
Direitos humanos
Orientação sexual
Discriminalização
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Com a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e o Mandado de Injunção que, atualmente, tramitam no STF, fica claro o quanto é importante discutir acerca da criminalização da LGBTfobia assim como os princípios constitucionais demonstram o suporte maior para essa criminalização. Este artigo propõe-se a estudar quais dispositivos que a nossa Constituição Federal traz e que podem assegurar uma interpretação constitucional evolutiva e dinâmica que possibilite a aplicação da lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. De forma extensiva para que criminalize as condutas discriminatórias motivadas por orientação sexual e identidade de gênero. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental para a obtenção de dados relevantes que pudessem afirmar que nossas normas constitucionais impõem ao Estado a proteção de todos os grupos vulneráveis, incluindo o grupo LGBTI+, o que coloca nossos legisladores em condição de omissão legislativa inconstitucional. Desse modo, constatou-se que a falta de norma criminalizadora da discriminação aos LGBTI+ ocorreu por má-fé dos Poderes Públicos.
Descrição: SOUSA, L. T. de. As garantias constitucionais para a criminalização da LGBTfobia. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20238
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Trajano de Sousa.pdfPDF - Letícia Trajano de Sousa564.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.