Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2028
Título: Escola e família: como promover esse relação?
Autor(es): Alves, Ana Paula Nascimento
Palavras-chave: Família - relações sociais
Escola
Ação Social
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Família e escola são duas instituições responsáveis pela educação de crianças e jovens. Para darem conta dessa tarefa precisam estabelecer relação de confiança, respeito e participação ativa na vida da criança e do jovem. É na família que a criança tem seu primeiro contato com o mundo social, no qual adquire conhecimentos que, embora não sejam sistematizados, são transmitidos para outras gerações. Esses conhecimentos chegam à escola, onde são sistematizados. Com o objetivo de analisar as práticas de promoção da relação que se dá entre a escola e famílias de alunos do ensino Fundamental I, numa escola da rede estadual, em Campina Grande-PB, realizamos uma pesquisa qualitativa. Para isso, tomamos como sujeitos, as seis professoras do Fundamental I, gestora e vice, três auxiliares de serviços gerais, três secretárias, um inspetor, um porteiro e uma bibliotecária, 41 pais/responsáveis. Os resultados apresentados mostram que, das ações que a escola tem realizado para estabelecer efetiva relação com as famílias dos alunos, prevalecem reunião de pais e mestres, plantão pedagógico e eventos. Mostram, também, a percepção das famílias em relação às ações da escola no estabelecimento dessa relação. Essa percepção se revela em suas falas quando afirmam que as ações são boas, mas precisam melhorar, ou seja, que as reuniões sejam mais produtivas e que as famílias sejam ouvidas; que nos plantões pedagógicos elas sentem mais abertura para se expressarem; que os eventos se restringem a poucas datas comemorativas. Entendemos ser necessário que família e escola reflitam sobre suas práticas e aprendam, através de um diálogo aberto, a trabalhar as diferenças existentes entre elas, visando sempre o melhor para a criança.
Descrição: Alves, A. N. A. Escola e família: como promover essa relação?. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2028
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Nascimento Alves.pdfAna Paula Nascimento Alves471.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.