Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20315
Título: Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil
Autor(es): Almeida, Wládia Cristina Santos de
Palavras-chave: Educação integral
Leitura
Literatura infantil
Data do documento: 1-Jun-2019
Resumo: Este trabalho intitulado: Relato de Experiência: “Práticas de leitura na Educação Integral no município de Guarabira por meio da Literatura Infantil.” discute que a Literatura Infantil pode ser utilizada na sala de aula pelo educador como recurso metodológico voltado à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura. O objetivo norteador desta pesquisa foi identificar as práticas pedagógicas que desenvolvem o gosto e o prazer pela leitura. Sabe-se que não se pode construir conhecimentos sem a interferência do outro, e através dessa visão, faz-se necessário a contribuição das teorias de alguns pensadores como Basto Junior (2005), Cacliari(1997), Coelho(2000), Zilberman (1985), dentre outros. Utilizou-se ações de caráter qualitativo, como também, bibliográfico, tendo como instrumento para coletas de dados aplicação de um questionário com professores de uma escola da rede municipal de ensino (Centro Educacional Edivardo Toscano). Foi investigado nesse trabalho os procedimentos utilizados pelos professores para desenvolver hábitos de leitura, por meio da Literatura Infantil, e a pesquisa bibliográfica foi a base do trabalho que norteou todas as considerações e definições a respeito do tema em estudo. A coleta de informações se desenvolveu por meio de questionário, uma vez que, essa ferramenta consistiu num documento usado para guiar uma ou mais pessoas a responder a uma ou mais perguntas. Na visão dos professores percebeu- se que os alunos foram conduzidos atraves da leitura a adquirir conhecimentos de forma prazerosa, concreta, e mais significativa, resultando em uma educação eficaz e de qualidade.
Descrição: ALMEIDA, W. C. S. de. Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20315
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wládia Cristina Santos de Almeida.pdfPDF - Wládia Cristina Santos de Almeida407.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.