Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20426
Título: O turismo ecológico no Bioma Caatinga: um estudo no Vale dos Dinossauros em Sousa-PB
Autor(es): Araújo, Roberta Vicente de
Palavras-chave: Educação
Práticas pedagógicas
Geografia
Data do documento: 25-Nov-2015
Resumo: A caatinga, um bioma que é exclusivo do ecossistema brasileiro, em que a maior parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Entretanto, é um bioma peculiar devido a sua fragilidade e sob a forte ação antrópica, é o menos protegido dos biomas do país, o qual menos de 1% de sua área está protegida em Unidades de Conservação (UC’s). É nesse cenário, que se situa umas das maiores reservas técnica de pedaços fossilizados, com mais de 60 tipos de pegadas de animais pré-históricos, isto faz do sertão da Paraíba ser roteiro de turistas, estudantes, ecologistas e cientistas de toda parte do mundo. O presente trabalho discute o desenvolvimento do turismo nas áreas naturais protegidas no bioma caatinga, em especial, o Monumento Natural do parque dos Dinossauros, localizado no município de Sousa, Estado da Paraíba. Para o estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e cartográficas, coletas de dados sobre os aspectos físicos, turísticos e socioculturais do local. Os resultados obtidos demonstraram que o Vale dos Dinossauros um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo é um complexo turístico ecológico inserido no bioma caatinga. Porém, é preciso de investimentos para que estas atividades turísticas se desenvolvam, proporcionando infraestrutura e conservando as áreas de proteção ambiental, ou seja, estabelecer medidas de proteção para continuar a ser um vasto campo de estudos e turismo ecológico na região.
Descrição: ARAÚJO, Roberta Vicente de. O turismo ecológico no Bioma Caatinga: um estudo no Vale dos Dinossauros em Sousa-PB. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20426
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Vicente de Araújo.pdfPDF - Roberta Vicente de Araújo459.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.