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dc.contributor.authorSouza, Giovane da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-03T15:03:51Z-
dc.date.available2019-09-03T15:03:51Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20431-
dc.descriptionSOUZA, G. da S. As contribuições de Rousseau, Pestalozzi e Froebel para educação infantil e as novas diretrizes da BNCC para este seguimento. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA educação como um todo vive em constante processo de transformação, visto as necessidades que surgem com o passar do tempo e que precisam serem supridas em cada um desses momentos. Dessa forma, não podemos descartar as lutas, conquistas e contribuições de todos aqueles que a princípio, fizeram da Educação uma ferramenta de transformação social, de realidades individuais e locais, inspirando a transformação global por meio dos exemplos deixados, das pesquisas realizadas e das metodologias pedagógicas e da didática que desenvolveram. Por esta razão, a nosso pesquisa tem por objetivo evidenciar as contribuições de três pensadores clássicos da educação que viveram com mais intensidade o século XVIII, período bastante difícil para o desenvolvimento e trabalho com a educacional infantil. Escolhemos evidenciar as contribuições de Jean-Jacques Rousseau, Johann Heinrich Pestalozzi e Frederich Froebel para essa fase tão importante, a Educação Infantil, abordando- os em suas dimensões pedagógicas e metodológicas para o ensino na Educação Infantil. Em nossa pesquisa aplicamos o método bibliográfico, fundamentando o nosso trabalho em AZEVEDO 2004, BRASIL 2016, COURA 2005 e outros textos acadêmicos científicos que se fizeram relevantes para a construção do nosso trabalho, assim como a BNCC 2016, que se aplica como um elemento importante e atual para a contextualização como um todo, em especial da Educação Infantil enquanto foco central do nosso trabalho, e como exemplo conceitual de transformação dos parâmetros educacionais. Nos propomos em nossa pesquisa elencar alguns elementos em comum nas concepções pedagógica e metodológica desses três autores clássicos, destacando a relevância e as principais contribuições de cada um para a educação infantil, tida como uma fase muito importante na vida de uma criança, que precisa ser cuidada e educada com afeto e respeito as suas limitações infantis, uma vez que não são mine adultos e sim crianças pequenas, cujo desenvolvimento da sociabilidade, de habilidades motoras, sensoriais e intelectuais são importes, desde que associadas a liberdade e a praticidade geradora de experiências com as vivencias e a prática, sem imposição e sem a imitação de uma rotina da vida escolar de um adulto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciana Silva do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRousseaupt_BR
dc.subjectPestalozzipt_BR
dc.subjectFroebelpt_BR
dc.titleAs contribuições de Rousseau, Pestalozzi e Froebel para educação infantil e as novas diretrizes da BNCC para este seguimentopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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