Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20434
Título: Família, gênero e sexualidade em sala de aula: abordagens na literatura infantojuvenil
Autor(es): Silva, Jéssica Nascimento
Palavras-chave: Relações de gêneros
Educação escolar
Literatura infantojuvenil
Data do documento: 8-Mai-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a obra literária “A Bolsa Amarela” da Literatura Infantojuvenil, obra da autora Lygia Bojunga, como recurso pedagógico para abordar discussões sobre as temáticas família, relações de gêneros, corpo e sexualidade em sala de aula, visando uma escola não favorável a reprodução e perpetuação de preconceitos e violência à respeito das temáticas citadas. Sabendo que tais discussões nos dias atuais ainda são consideradas tabu na nossa sociedade, por meio deste estudo, chamamos atenção para a relevância de discutir sobre estas questões com as crianças e adolescentes na escola, pois estas assumem função importante a esse respeito. Metodologicamente, privilegiamos a pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, se tratando de um estudo que explora teoricamente possibilidades de problematizar e discutir sobre família, relações de gênero e sexualidade na escola, propondo uma prática pedagógica que possibilite a ampliação e transformação das ações dos sujeitos e das práticas de ensino/aprendizagem. Para tanto, temos como aporte teórico Bourdieu (2012), Foucault (1985), Louro (2003 e 2007), Souza (2005), entre outros, os quais abordam em suas teorias discussões sobre conceito de corpo, gênero e sexualidade, e também fala sobre o processo de letramento literário e sua importância para o ensino, apresentando análises que evidenciam um debate contemporâneo na educação a respeito do ensino de gênero e sexualidade. Portanto, o livro de Lygia Bojunga, “A bolsa amarela”, favorece a abordagem e a possibilidade de um trabalho pedagógico que viabiliza, por uma linguagem sutil e de equidade voltada para a criança, discussões relacionadas as questões de relações de gênero, corpo e sexualidade em turmas de alunos dos anos finais do ensino fundamental.
Descrição: Silva, J. N. Família, gênero e sexualidade em sala de aula: abordagens na literatura infanto-juvenil. 2018. 43f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20434
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA NASCIMENTO SILVA.pdf562.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.