Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Felipe Nogueira-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:41:56Z-
dc.date.available2019-09-03T17:41:56Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20438-
dc.descriptionXAVIER, F. N. Jogos Matemáticos nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNa contemporaneidade há diversos meios que podem ser usados para explorar conceitos matemáticos em qualquer nível da Educação Básica, a exemplo: História da Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Etnomatemática, Modelagem em Educação Matemática, Jogos Matemáticos e, Uso de Computadores. Dentre esses meios, este trabalho tem por objetivo identificar as percepções docentes sobre o uso de jogos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) dos professores de Matemática, da cidade de São José do Sabugi, no, estado da Paraíba. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado, contendo 10 (dez) perguntas abertas e fechadas, a 4 (quatro) professores de Matemática atuantes no município supra citado. O estudo busca respaldo teórico a partir de autores como D’ambrosio (1989), Brasil (1997), Medeiros (2017), Grillo (2012), Barros (2012), Santos (2014), Vygotsky (1989) dentre outros. Apesar dos depoimentos revelarem alguns desafios oriundos das práticas pedagógicas nas quais o uso de jogos se operacionalizam, os depoimentos relevam que, os sujeitos da pesquisa, percebem o uso de jogos como momento de atrelar teoria e prática, isto é, mostrar significados dos conteúdos explorados e possibilidade de motivação para aulas. Assim, consideram que os jogos matemáticos são recursos necessários e importante, embora estes desafios precisam ser amenizados. Portanto, alunos e professores possuem funções distintas nessa atividade prática, mas ambos se complementam com vistas à alcançar aprendizagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Esp. Kaliane da Silva Gomes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subjectPercepções Docentespt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleJogos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental: percepções docentespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Nogueira Xavier.pdf483.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.