Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Fellipe Garcia-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:47:04Z-
dc.date.available2019-09-03T17:47:04Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.other21. ed. CDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20441-
dc.descriptionLUCENA, F. G. Experimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de física. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA prática experimental é uma parte indissociável da Física, enquanto ciência, e sua utilização em sala de aula conduz e motiva o estudante a se tornar sujeito da construção do seu próprio conhecimento. Esse trabalho traz uma discussão sobre ensinar e aprender Física por meio da utilização de experimentos, através do método problematizador, onde o aluno realiza os experimentos e descreve os fenômenos observados. O professor atua, então, como mediador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é investigar as concepções dos alunos sobre a disciplina de Física, identificando o grau de discrepância com o real objetivo desta, além de propor um método de aula capaz de solucionar esse problema. Para tal, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F Pedro Marques de Medeiros localizada no distrito de Ipueiras, pertencente ao município de Paulista – PB. Essa pesquisa foi dividida em três momentos distintos: num primeiro, foi aplicado um questionário que buscava avaliar as concepções previas dos alunos e identificar os métodos utilizados pelo professor destes; em seguida, foi desenvolvida uma aula, onde foi utilizada a experimentação problematizadora como método pedagógico, para apresentar aos estudantes os conceitos relacionados as 3 Leis de Newton; por fim, foi aplicado um novo questionário com a intenção de verificar a eficácia da experimentação problematizadora para a construção do conhecimento e sua eficiência como método motivador à aprendizagem de Física. A partir desta pesquisa foi possível observar uma grande mudança nas concepções dos alunos sobre a disciplina de Física e, além disso, notou-se que a utilização desse método foi bastante significativa para a construção dos conhecimentos abordados, por parte dos estudantes, evidenciando-se a necessidade da utilização desse método em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentação Problematizadorapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectMétodo Motivadorpt_BR
dc.titleExperimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fellipe Garcia de Lucena.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.