Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Daniela Helena do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:24:02Z-
dc.date.available2019-09-03T18:24:02Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 371.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20447-
dc.descriptionNUNES, D. H. do N. Gestão democrática escolar: reflexões sobre os instrumentos de gestão, um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano, em Guarabira - PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar como acontece o processo da gestão na escola pública, Centro Educacional Edivardo Toscano. Na elaboração do artigo, apresentamos o conceito de gestão democrática, a atuação do gestor, a proposta da escola (PPP), os conselhos escolar e de classe e os desafios dos gestores no espaço escolar. Para realizarmos este estudo buscamos os seguintes teóricos: Libâneo (2006), Paro (2016), Luck (2007), BRASIL (2019) e Veiga (2001) dentre outros, que embasaram este trabalho. Na metodologia optamos por uma revisão da literatura, ou seja, uma pesquisa bibliográfica onde iniciamos falando um pouco sobre a gestão democrática, a participação e a autonomia da escola. Tratamos também sobre os instrumentos da gestão e a importância dos mesmos. A pesquisa de campo foi realizada no CEET (Centro Educacional Edivardo Toscano) para termos uma visão real sobre o que nos propomos a pesquisar e como resultados apontamos as seguintes considerações: a gestão democrática escolar ainda precisa ser bastante discutida e pensada, assim como os desafios de sua efetivação nas escolas, no PPP, na relação família e escola e o gestor como peça central na mediação das relações entre a comunidade escolar e circunvizinha.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciana Silva do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectInstrumento da gestãopt_BR
dc.subjectParticipação escolarpt_BR
dc.titleGestão democrática escolar: reflexões sobre os instrumentos de gestão, um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano, em Guarabira - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Helena do Nascimento Nunes.pdfPDF - Daniela Helena do Nascimento Nunes646.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.