Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2019-09-03T20:38:02Z-
dc.date.available2019-09-03T20:38:02Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.otherCDD 371.22-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20458-
dc.descriptionSILVA, V. V. da. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência: o subprojeto de Geografia na perspectiva colaborativa. 2019. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma possibilidade real de construção de novos rumos para o Ensino de Geografia, principalmente pela oportunidade de estudantes das licenciaturas estarem no espaço escolar, acompanhados por professores(as) supervisores(as), desempenhando a investigação-ação em sala de aula. Este trabalho apresenta a trajetória do subprojeto de Geografia do PIBID/CAPES/UEPB, desenvolvido na Escola Maria Emília Oliveira de Almeida, em Campina Grande, Paraíba, no primeiro semestre de 2017, que objetivou analisar o processo de atuação dos professores em formação no PIBID, culminando na intervenção didático-pedagógica deles em sala de aula. Para tanto, buscou-se (1) compreender como se dá a interação entre alunos bolsistas do PIBID, coordenadores e professores supervisores, (2) observar a turma objeto de intervenção, (3) aplicar questionários para discentes da turma, (4) elaborar um plano de ação e (5) aplicá-lo na turma do nono ano do Ensino Fundamental II. Nessa perspectiva, aportou-se principalmente nas teorias e ideário de Pontuschka (2007), Santos (1988), Cavalcanti (2010) e Tonini (2011), com as quais buscou-se compreender a trajetória da Geografia Escolar no Brasil e da formação de professores(as) de Geografia. A pesquisa é do tipo colaborativa descritiva e argumentativa, amparada pelas ideias de Ticks (2008) e Bolgo (2012), e possui abordagem qualitativa, tendo como mecanismos investigativos a utilização de questionários e as observações in loco. Para construir conhecimentos em sala de aula, utilizou-se principalmente a categoria geográfica Paisagem. A pesquisa confirmou a importância da colaboração entre coordenação e professores da escola, bolsistas e professores da universidade, no âmbito do PIBID, para a formação inicial dos futuros professores(as).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Drª. Josandra Araújo Barreto de Melo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectPesquisa colaborativapt_BR
dc.subjectIniciação a docênciapt_BR
dc.titlePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à docência: o subprojeto de Geografia na perspectiva colaborativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VANESSA VASCONCELOS DA SILVA.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.