Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20509
Título: Gestão de recursos do terceiro setor: estudo de caso em uma entidade sem fins lucrativos da Paraíba
Autor(es): Balbino, Suely Medeiros
Palavras-chave: Terceiro setor
Gestão de recursos
Tomada de decisão
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo teve como objetivo geral analisar a Gestão de recursos do Terceiro Setor, a partir da aproximação com uma Entidade Sem fins Lucrativos denominada Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM NE). Além deste, buscou caracterizar o Terceiro Setor; conhecer sua legislação e contabilidade específica, bem como compreender o funcionamento e a dinâmica de uma organização deste setor. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e exploratória, dentro de uma abordagem qualitativa, numa perspectiva participante. Se deu através de conversas informais e entrevista semiestruturada, com subsídio de materiais disponíveis na instituição. Dentre os resultados, foi evidenciado que: os recursos do SPM NE são oriundos de projetos financiados com recursos públicos e privados, responsáveis pela manutenção das atividade e constituição do patrimônio; sua gestão é baseada no cumprimento de prerrogativas internas e externas, em atendimentos às exigências dos colaboradores/investidores e a tomada de decisões não se concentra na figura de um indivíduo. Concluiu-se que o Terceiro Setor é um organismo com dinamismo próprio, constituído sem finalidade de gerar lucros, com características específicas e atuação fundamentada no atendimento aos interesses sociais e produção de bens públicos.
Descrição: BALBINO, S. M. Gestão de recursos do terceiro setor: estudo de caso em uma entidade sem fins lucrativos da Paraíba. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20509
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suely Medeiros Balbino.pdf311.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.