Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20522
Título: Percepção de idosos quanto aos efeitos e benefícios do exercício resistido
Autor(es): Rodrigues, Marlon Henrique dos Santos
Palavras-chave: Exercício resistido
Idosos
Qualidade de vida
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Sabe-se que ao passar dos anos a população idosa tem aumentado cada vez mais. Contudo, o processo de envelhecimento causa alterações naturais em todo o organismo, acarretando em variados tipos de doenças. Por outro lado, pesquisadores tem ciência que os exercícios físicos trazem diversos benefícios ao corpo, que por sua vez, melhoram a qualidade de vida de idosos. Portanto, este estudo apresenta com objetivo geral analisar e discutir a percepção de idosos quanto aos efeitos e benefícios do exercício resistido, no Município de Itaporanga-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada com idosos do Centro de Convivência Alegria de Viver do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB. Participaram da pesquisa 38 idosos, que responderam um questionário estruturado. As variáveis (questões) foram expressas em relação ao percentual de trabalhadores participantes em cada questionamento. Verificou-se que a maior parte dos idosos eram do sexo feminino, casados, que moram com cônjuges e filhos, com nível fundamental incompleto, todos participantes de alguma religião, todos possuíam algum tipo de doença e buscam assistência no Sistema Único de Saúde-SUS, mas iniciaram a prática de exercícios físicos resistidos em busca de saúde após os 60 anos, onde destacaram que o exercício físico é muito importante, enfatizando a melhoria em diversos aspectos de sua vida, o que lhes conferiram melhor e maior qualidade de vida. Concluiu-se que os idosos possuem um elevado nível de percepção quanto aos efeitos e benefícios do exercício resistido, bem como reconhecem a influência em sua saúde e consequentemente melhoria na sua qualidade de vida. Concluiu-se, ainda, que os principais benefícios percebidos pelos idosos praticantes de exercícios físicos resistidos foram: melhora na qualidade de vida; maior facilidade na realização das tarefas no dia-a-dia, tais como as atividades domésticas e de lazer; melhoria das relações pessoais com amigos, parentes, conhecidos e colegas; melhor condicionamento físico, maior mobilidade, menor medo da morte, maior controle sobre a própria vida e maior capacidade de tomar decisões.
Descrição: RODRIGUES, Marlon Henrique dos Santos. Percepção de idosos quanto aos efeitos e benefícios do exercício resistido. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20522
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marlon Henrique dos Santos Rodrigues.pdfPDF - Marlon Henrique dos Santos Rodrigues613.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.