Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20531
Título: Atividade física e qualidade de vida em pessoas com deficiência visual
Autor(es): Oliveira, Elizaete de Lima Medeiros
Palavras-chave: Atividade física
Deficiência física
Qualidade de vida
Data do documento: 4-Mai-2018
Resumo: A deficiência visual é encarada sob uma ótica de mudanças na rotina de um indivíduo, e essas mudanças levam a uma diminuição na capacidade de inserção social e de limitações no ambiente. A prática de atividade física pode ser negligenciada. Assim, a falta da atividade física pode levar a problemas na qualidade de vida desses indivíduos, seja no seu bem-estar ou no aspecto biopsicossocial. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar os hábitos de atividade física e qualidade de vida em pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, analítica e exploratória descritiva. A pesquisa foi realizada no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, localizado no município de João Pessoa – PB. A amostra foi composta por 53 voluntários com deficiência visual, que frequentam o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Foi utilizada a Ficha de Avaliação Sociodemográfica, o Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ) e o questionário de Avaliação de Qualidade de Vida - Abreviado (WHOQOL-Bref). Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de seres humanos da Universidade Estadual da Paraíba sob parecer nº 2.434.275. A média de idade de 42,39±2,10 anos, com predomínio do sexo masculino e o Índice de Massa Corporal (IMC) médio foi 27,55±0,76. Os níveis de atividade física predominaram entre níveis de atividade física moderada a alta. O sexo masculino apresentou níveis significativamente mais altos de atividade física vigorosa (p=0,033*) e maiores pontuações no questionário de qualidade de vida, quando comparados com o sexo feminino. Quando maior os níveis de atividade física dessa população com DV, melhor a qualidade de vida em todos os domínios da WHOQOL-bref. Estudos futuros que incluem grupo controle são necessários para investigar e analisar os hábitos de atividade física e qualidade de vida em pessoas com deficiência visual e poderiam fornecer resultados mais concisos quanto a influência da condição investigada.
Descrição: OLIVEIRA, Elizaete de Lima Medeiros. Atividade física e qualidade de vida em pessoas com deficiência visual. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20531
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizaete de Lima Medeiros Oliveira.pdfPDF - Elizaete de Lima Medeiros Oliveira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.