Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20545
Título: Relação entre memória e fotografia: revisão sistemática da literatura no SCIELO Brasil (1999 - 2017)
Autor(es): Nicodemi, Priscila Maia
Palavras-chave: Arquivo
Fotografia
Memória
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: O estudo teve como objetivo identificar a relação entre fotografia e memória. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados Scielo Brasil, no recorte temporal de 1999 a 2017. Os descritores de busca foram: ‘arquivo’, ‘fotografia’, ‘memória’ e ‘arquivo fotográfico’. A busca inicial resultou em 47 manuscritos, que tiveram seus títulos, resumos e textos completos lidos, resultando em 16 publicações que atenderam aos critérios de inclusão na amostra: considerar a fotografia como documento arquivístico; apresentar relação entre fotografia e memória; estar redigido em português. Os dados mostraram a discussão sobre o estatuto da fotografia como documento de arquivo, assim como o uso das fotografias como fonte de pesquisa para construir a memória e história. De um modo geral, os autores demonstram o uso da fotografia para construir, disseminar e preservar a história e a memória: individual/pessoal, coletiva, social, institucional, da saúde coletiva, da saúde pública, da medicina, urbana, do trabalho feminino, da história do fotojornalismo brasileiro. Constata-se o reconhecimento do valor documental da fotografia e sua importância para a memória e para a história.
Descrição: NICODEMI, P. M. Relação entre memória e fotografia: revisão sistemática da literatura no SCIELO Brasil (1999 - 2017). 2018.31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20545
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Maia Nicodemi.pdfPriscila Maia Nicodemi1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.