Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2054
Título: A qualidade na educação infantil: um estudo realizado em instituições públicas no município de Campina Grande- Pb
Autor(es): Marques, Julia Souto
Palavras-chave: Educação infantil
Prática docente
Criança - Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Na infância, a personalidade, as competências e as habilidades da criança são formadas. E é nesse contexto que a Educação Infantil surge como base do desenvolvimento de aprendizagem para a criança. Assim, é preciso que o atendimento destinado às crianças seja de boa qualidade, que o espaço físico, os materiais didáticos e a prática docente possam beneficiar, bem como agregar valores para esse ser em formação. Porém, nem sempre as instituições prezam por uma Educação Infantil de boa qualidade. Neste sentido foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva em três instituições públicas: uma Creche Estadual, uma Creche Municipal e uma Escola Municipal, localizadas no município de Campina Grande, com o objetivo de verificar a qualidade do atendimento oferecido às crianças. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a observação sistematizada, registradas em um diário de campo. O presente estudo foi embasado em autores como Antunes (2010), Damazio (1991), Rizzo (2010), bem como as orientações dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009), entre outros. Com base nas observações realizadas constatou-se que a Creche Estadual, possui um ambiente amplo, mas que a equipe pedagógica deixa a desejar em suas atuações e utilização do espaço. No que diz respeito à Creche Municipal, há uma estrutura adequada e os docentes a utilizam de maneira satisfatória. Já a Escola Estadual precisa de uns ajustes de organização do espaço físico, planejamento pedagógico e atualização da docente diante de sua prática. Diante disso compreendemos o quanto é significante que os envolvidos com a Educação Infantil conheçam o desenvolvimento das crianças, possuam formação adequada e reflitam sobre sua atuação, para melhorar a sua prática auxiliando assim o progresso dos seus alunos. Também se faz necessário que os órgãos competentes cumpram com as exigências contidas nos documentos que regulamentam e orientam a estrutura, organização e o funcionamento dos espaços de educação infantil, como também fiscalizem e avaliem a qualidade do atendimento oferecido às crianças.
Descrição: Marques, J. S. A qualidade na educação infantil: um estudo realizado em instituições públicas no município de Campina Grande- Pb. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2054
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Souto Marques.pdfJulia Souto Marques624.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.