Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20552
Título: O golpe de 2016 e seus impactos para a população idosa
Autor(es): Araújo, Maiara Pereira dos Santos
Palavras-chave: Golpe de 2016
Impacto social
População brasileira
Direito do idoso
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos causados pelo Golpe de 2016, com o governo ilegítimo de Temer, bem como sua continuidade com o atual governo Bolsonaro, à população idosa brasileira. Buscou-se analisar os direitos conquistados com a Constituição de 1988, garantidos também por meio de leis que compõem o aparato legal de defesa de direitos dos idosos brasileiros, como é o caso do Estatuto do Idoso, e as propostas e medidas que implantadas, configuram uma ofensiva aos direitos historicamente conquistados por essa população. Uma das medidas de maior impacto aprovadas durante o governo de Michel Temer foi a EC95 de 2016, que congela por 20 anos o gasto público com políticas sociais no Brasil, o que vem acarretar severos danos para o povo brasileiro incidindo, principalmente, sobre sua parcela mais pobre e vulnerável, dentre esta, o copioso número de idosos. Destaca-se no governo Bolsonaro, a proposta de Reforma da Previdência, alavancado dentre uma de suas mais cruéis propostas, a redução do valor do BPC para R$ 400,00, algo que certamente afetará fortemente os idosos mais pauperizados de nosso país.
Descrição: ARAÚJO, M. P. dos S. O golpe de 2016 e seus impactos para a população idosa. 2019. 27f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20552
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Pereira dos Santos Araújo.pdf711.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.