Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20578
Título: Remoção biológica de material nitrogenado de lixiviado de aterro sanitário
Autor(es): Costa, Evelyne Morgana Ferreira
Palavras-chave: Lixiviado de aterro sanitário
Esgoto doméstico
Amonificação
Tratamento conjugado
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: O lixiviado é um dos principais resíduos líquidos gerados em aterros sanitários e apresenta características poluidoras haja vista a sua alta concentração de nitrogênio amoniacal e presença de matéria orgânica de natureza recalcitrante. Atualmente, o tratamento conjugado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico tem despontado como uma promissora alternativa tecnológica. O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho do sistema (UASB+FBP) no tratamento combinado de lixiviado com esgoto doméstico, com ênfase na remoção de Nitrogênio Amoniacal. O sistema experimental foi constituído de duas unidades de tratamento biológico, sendo a primeira unidade de tratamento um Reator UASB (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) e a segunda unidade de tratamento um Filtro Aeróbio Percolador (FBP). O sistema experimental foi projetado, instalado e monitorado na Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES / UEPB). O lixiviado foi coletado no aterro sanitário da cidade de João Pessoa (PB) e transportado para o laboratório da EXTRABES em caminhão tanque. O esgoto doméstico utilizado para preparação do substrato foi proveniente do prédio residencial localizado a margem direita da EXTRABES e depositado em um reservatório de armazenamento. Os parâmetros monitorados semanalmente foram: pH, nitrogênio amoniacal, alcalinidade total, AGV, nitrito e nitrato. O sistema de tratamento biológico (UASB+FBP) apresentou remoção de Nitrogênio Amoniacal de apenas 15,7%, necessitando de maior quantidade de oxigênio dissolvido no meio, para promover biofilme e aumentar a eficiência.
Descrição: COSTA, E. M. F. Remoção biológica de material nitrogenado de lixiviado de aterro sanitário. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20578
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evelyne Morgana Ferreira Costa.pdfPDF - Evelyne Morgana Ferreira Costa5.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.