Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20601
Título: Estudo epidemiológico da deficiência intelectual em um Centro Especializado em reabilitação na cidade de João Pessoa (PB)
Autor(es): Alves, Yanna Kyza Marques
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Prontuários
Centro especializado em reabilitação
Epidemiologia
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: A deficiência intelectual (DI) é caracterizada por danos no desenvolvimento neuropsicomotor, sendo causada por fatores ambientais ou genéticos. Na cidade de João Pessoa (PB), est á localizado um Centro Especializado em Reabilitação (CER), que até agosto de 2016, havia atendido cerca de 3.000 pessoas com deficiência. Este CER utiliza dois meios para armazenamento de dados sobre seus usuários, o banco de dados eletrônico e o prontuário manual. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento epidemiológico sobre a DI neste centro, investigar os fatores etiológicos que indicam uma possível causa genética e identificar se o banco de dados informatizado apresentava dados atualizados em relação ao prontuário manual. Foi realizado um recorte temporal para coleta de dados, sendo incluídas as pessoas com DI atendidas no ano de 2016. A amostra foi constituída pela informação de 1.176 usuários, sendo 766 (65%) homens e 410 (35%) mulheres com idade média de 17,6 anos. Foram verificadas diferenças entre a informação presente no prontuário eletrônico e manual como, por exemplo, na classificação do grau de deficiência intelectual: no prontuário eletrônico, 48 (23,9%) dos usuários apresentavam DI de grau não especificado, enquanto que no prontuário manual havia somente 15 (7,5%) com a mesma classificação. A variação de informações sobre o diagnóstico clínico entre o banco de dados e os prontuários alerta sobre a necessidade de criação de protocolos para melhor gestão das informações sobre pessoas com deficiência. Ademais deve-se melhorar e padronizar a investigação genealógica e de consanguinidade, a fim de facilitar o diagnóstico clínico e genético.
Descrição: ALVES, Y. K. M. Estudo epidemiológico da deficiência intelectual em um Centro Especializado em reabilitação na cidade de João Pessoa (PB). 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20601
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yanna Kyza Marques Alves.pdfPDF - Yanna Kyza Marques Alves643.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.