Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20619
Título: O Estágio Supervisionado como dimensão da formação do professor de Ciências
Autor(es): Ferreira, Igor Lima
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de Ciências
Identidade profissional
Formação docente
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: O Estágio Supervisionado é um componente curricular essencial para os professores em formação, como modo de integração à experiência docente e a sua futura profissão, reunião de conhecimentos sobre o âmbito educacional presente na escola, interação com a comunidade na qual está inserido e formação de sua identidade profissional visando enxergar seus erros e acertos para aperfeiçoar sua prática educativa. Este trabalho tem o objetivo de relatar o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências realizado no período de 2017.2 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPB, referenciado por bibliografias que reúnem teorias didáticas para a educação e o Ensino de Ciências, e as atividades desenvolvidas durante o período de execução do mesmo. O estágio foi realizado na Escola Municipal Clementino Procópio, na cidade de Campina Grande - Paraíba. A experiência contou com a observação e ministração de aulas pelos estagiários, ocorridas numa turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, onde se pôde observar as práticas metodológicas dos estagiários, a aula regencial ministrada pelo autor com sua análise sobre a experiência, destacando a comunicação e interação com os alunos através da aula e de um exercício de avaliação, cujo resultado foi analisado, se fazendo uma leitura sobre seus dados obtidos e foi constatado que a maioria dos alunos responderam as questões corretamente como também houveram erros, confusões e respostas coladas de outros alunos, a análise também observou a postura dos alunos e do estagiário na aula ministrada. O relato mostra a importância de se conhecer a profissão do professor e saber como exercê-la tanto na prática quanto em seu planejamento, para que o mesmo possa alcançar maior êxito, fortalecendo seus saberes docentes no exercício de sua profissão.
Descrição: FERREIRA, I. L. O Estágio Supervisionado como dimensão da formação do professor de Ciências. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20619
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Lima Ferreira.pdfPDF - Igor Lima Ferreira559.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.