Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20647
Título: Diversidade genética de bactérias edáficas em duas áreas de proteção ambiental do semiárido paraibano
Autor(es): Costa, Raíssa de Fátima Ferreira da
Palavras-chave: Diversidade bacteriana
Identificação molecular
Semiárido
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A microbiota da Caatinga é submetida a condições peculiares, como mudanças de temperatura, intensa radiação solar e estresse hídrico, desta forma, espera-se uma especialização desses microrganismos. Sabe-se pouco sobre os microrganismos presente no solo dessa região, sendo assim, o conhecido dessa diversidade pode auxiliar na compreensão das estratégias adaptativas adotadas por esses organismos para sobreviverem no solo da Caatinga, e a longo prazo, podem auxiliar ações futuras direcionadas à preservação e ao uso sustentável do semiárido brasileiro, assim como a prospecção de produtos bioativos que volta a ser alvo, nos últimos anos, da indústria farmacêutica e indústria alimentícia. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade da comunidade microbiana em duas áreas da Caatinga no semiárido Paraibano através do sequenciamento parcial do gene 16S rRNA e da REP-PCR com o primer (GTG)5. Os nossos resultados revelaram que o filo Firmicutes foi o mais abundante nos solos das duas áreas, sendo o gênero Bacillus o mais representativo. Bacillus cereus, Bacillus megaterium e Enterobacter cloacae foram identificadas nas duas áreas, já as espécies Bacillus thuringiensis, Paenibacillus sp, Serratia marcescens, Routella sp., e Celullomonas sp. foram encontradas apenas na APA Cariri. Enquanto, Burkholderia cepacia, Stenotrophomonas maltophilia, Micrococcus luteus, e Leifsonia shinshuensis ocorreram apenas na Fazenda Tamanduá. Além da identificação, os isolados bacterianos, Bacillus cereus, Enterobacter cloacae e Celullomonas sp., espécies mais representativas na APA Cariri e Burkholderia cepacia, Stenotrophomonas maltophilia, Micrococcus luteus e Bacillus megaterium na Fazenda Tamanduá, foram tipificados por REP-PCR com o primer (GTG)5, demonstrando diversidade de perfis genéticos, desta forma, os resultados demostram que nas áreas estudadas além da diversidade de espécies bacterianas pode existir uma diversidade de linhagens dessas espécies, o que pode refletir diferentes estratégias adaptativas ao ambiente. Este é um trabalho pioneiro que aborda a diversidade edáfica de duas áreas no Semiárido paraibano, portanto, trabalhos futuros visam correlacionar os isolados com diferentes perfis intra-específicos com mecanismos adaptativos desenvolvidos por estes, o que pode contribuir para estudos de preservação e manejo desse ecossistema.
Descrição: COSTA, R. de F. F. da. Diversidade genética de bactérias edáficas em duas áreas de proteção ambiental do semiárido paraibano. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20647
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa de Fátima Ferreira da Costa.pdfRaíssa de Fátima Ferreira da Costa1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.