Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20668
Título: Formação de atitudes de prevenção de acidentes em locais de grande fluxo de pessoas: A contribuição do ensino de Ciências na escola fundamental
Autor(es): Barbosa, José Ricardo Mendes
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Prevenção de acidentes
Alfabetização científica
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: A atualidade e a elasticidade no emprego do conceito de alfabetização científica e, sobretudo, a sua contextualização, no que se convencionou chamar de letramento científico, tem levado ao questionamento e a busca superação de deficiências dos programas de Ensino de ciências, neste escopo focalizando a formação de atitudes para a segurança e a prevenção de acidentes em locais públicos. O objetivo da pesquisa é traçar o panorama de como a temática de prevenção de acidentes é trabalhada na literatura didática e na prática de professores de ciências. Trata-se de um estudo descritivo-analítico sendo realizado em duas etapas: Pesquisa Bibliográfica em sete coleções de ciências do nono ano de escolas públicas e privadas e na segunda etapa foi realizada uma entrevista com nove professores do nono ano de Ensino, através de formulário enviado pela internet a professores de ciências das escolas pública e privada. Os dados foram tratados em program de domínio público. Todos os critérios seguiram as diretrizes da Resolução 466/12 CNS/MS, sendo respeitado o direito de não participar da pesquisa e manter o sigilo das respostas além de preservar o anonimato. Os dados obtidos revelam que na quase totalidade das obras adotadas nas sete escolas investigadas não se verifica conteúdo especificamente voltado à formação de atitudes que podem contribuir para prevenção de acidentes em locais públicos de grande movimentação de pessoas. A maioria (77,78%) da amostra leciona a menos de cinco anos. 55,5% dos entrevistados lecionam no sistema público de ensino. Contatou-se que os professores ouvidos compreendem a importância da natureza interdisciplinar (33%) e multidisciplinar (67%) da inserção do tema de prevenção de acidentes na disciplina de ciências na segunda fase do Ensino Fundamental. Verificou-se ainda que a maioria dos respondentes (55,6%) nunca havia constatado a abordagem sobre do assunto e 44,4% apesar de ter constatado jamais trabalhou o conteúdo em sala de aula, por iniciativa própria. Conclui-se que existe uma lacuna importante para que a implementação da alfabetização científica na vida cotidiana do estudante seja capaz de provocar mudanças com repercussões sociais, culturais, políticas e econômicas.
Descrição: BARBOSA, J. R. M. Formação de atitudes de prevenção de acidentes em locais de grande fluxo de pessoas: A contribuição do ensino de Ciências na escola fundamental. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20668
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ricardo Mendes Barbosa.pdfPDF - José Ricardo Mendes Barbosa686.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.