Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20669
Título: Estudo etnobotânico na comunidade Bujari, Cuité – PB, com enfoque no uso da vassoura de mato
Autor(es): Araújo, Marta Maria Santos
Palavras-chave: Etnobotânica
Caatinga
Recursos vegetais
Scoparia dulcis
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Etnobotânica pode ser definida como o estudo das sociedades humana passadas e presentes, e suas interações ecológicas, genéticas, evolutivas, simbólicas e culturais com as plantas, levando em consideração as mais variadas formas de uso dado ao veget al. Este trabalho teve como objetivo compreender informações sobre como o conhecimento do uso da vassoura de mato para varrer o chão é repassado e mantido pela comunidade Bujari, na cidade de Cuité – Paraíba, no Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado no período de outubro de 2018 a março 2019, tendo por base o princípio da pesquisa qualitativa com os objetivos descritivos e o procedimento consistiu em pesquisa de campo e o modo de coleta procedeu através de uma abordagem êmic com entrevistas semi-estruturada participante, com o uso de gravador. Foi realizada em duas etapas; um questionário piloto com seis pessoas, onde se viu a necessidade de adequação das perguntas com a finalidade de melhor compreensão, e outro questionário com 20 pessoas todas moradoras da comunidade. Como resultado obtidos, destacamos que a força do conhecimento da tradição vai muito além do senso comum. O saber popular se dá pela experimentação e a historicidade. E como resultados podemos citar: cerca de 20% entrevistados citaram o mato como algo importante para geração de adubo, para alimentação dos animais e para enchimento de colchões. As plantas, por outro lado, são vistas por 90% dos entrevistados como muito importante para utilização em diferentes fins, desde alimentação humana, alimentação animal, uso medicinal, ornamentação e cultivo. Observa-se que os moradores entendem mato como algo natural que nasce sozinho no meio ambiente sem a interferência humana (20%). Diante disso, buscou verificar os impactos positivos no sentido da valorização cultural, ambiental, econômico e social, o que impõe a constatação de que pode servir de embasamento para outros trabalhos, valorizando cada vez mais a tradição popular e enriquecimento do conhecimento científico.
Descrição: ARAÚJO, M. M. S. Estudo etnobotânico na comunidade Bujari, Cuité – PB, com enfoque no uso da vassoura de mato. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20669
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Maria Santos Araújo.pdfPDF - Marta Maria Santos Araújo2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.