Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20670
Título: Diversidade taxonômica da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em estuários tropicais
Autor(es): Araújo, Sara Nascimento
Palavras-chave: Macroinvertebrados bentônicos
Macrofauna bentônica
Diversidade taxonômica
Índices de diversidade
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Devido a sua dinamicidade os estuários são fundamentais para diversas comunidades biológicas, apesar de sofrer influências de atividades antrópicas. Para mensurar a diversidade ecológica de um ambiente tão diverso, utiliza-se, em sua maioria, índices que apresentam informações sobre a diversidade do ambiente. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a diversidade taxonômica espacial da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em estuários tropicais positivos e hipersalinos. O estudo foi realizado em dois estuários hipersalinos (Tubarão e Casqueira) localizados no estuário do Rio grande do Norte e dois estuários positivos (Paraíba e Mamanguape) situados no estado da Paraíba. Em cada estuário foram determinadas quatro zonas subtidais e em cada zona foram estabelecidos três pontos amostrais, com três réplicas para cada ponto. Foram coletados 8.079 indivíduos, pertencentes a 147 taxa, representados pelos grupos de Polychaeta, Mollusca e Chironomidae. Os resultados indicam que a comunidade de macroinvertebrados bentônicos apresenta uma elevada biodiversidade de gêneros. Nos ambientes hipersalinos, observamos que não houve um padrão de diversidade onde no estuário Tubarão a maior diversidade taxonômica foi registrada zona II (montante do estuário). No entanto, o estuário Casqueira apresentou maior riqueza e diversidade nas zonas III e IV, a jusante do estuário. Porém, nos ambientes positivos (Paraíba e Mamanguape) a maior diversidade foi encontrada na zona IV, também a jusante dos estuários. Para este estudo, a variável direcionadora da comunidade de macroinvertebrados bentônicos foi a salinidade, sendo esta determinante para a distribuição de espécies.
Descrição: ARAÚJO, S. N. Diversidade taxonômica da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em estuários tropicais. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20670
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Nascimento Araújo.pdfPDF - Sara Nascimento Araújo668.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.