Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20675
Título: Visão docente sobre uso de estratégias metodológicas em escolas de Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Lima, Elder Alves de
Palavras-chave: Estratégias didáticas
Metodologias de ensino
Professores
Biologia
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: Devido ao grande crescimento tecnológico nos dias atuais, observa-se que as informações chegam rapidamente ao cotidiano dos jovens, há uma necessidade do professor acompanhar esse ritmo, para assim se adequar a necessidade do aluno. As estratégias didáticas podem ser entendidas como táticas que vão servir de auxilio para o professor na busca por uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Devido à relevância desse tema para o âmbito escolar esse trabalho teve como intuito verificar qual a importância das estratégias metodológicas no aprendizado dos educandos na visão de professores de biologia. O trabalho foi realizado em 7 escolas do município de Campina Grande, Paraíba. Tratou-se de uma pesquisa empírica e de caráter qualitativo e quantitativo; ao todo foram entrevistados 14 professores, através da aplicação de um questionário, com intuito de obter informações referentes à importância atribuída por estes a utilização de estratégias metodológicas diversificadas. Os dados foram tabulados e dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar consistência à discussão dos dados. A análise dos dados coletados a partir das respostas dos professores permitiu concluir que as estratégias metodológicas são importantes para o aprendizado dos alunos, pois estas favorecem as aulas e elevam o nível de aprendizado dos alunos e estimulam estes fazendo com que se tornem os principais personagens do processo de ensino e aprendizagem, porém muitas vezes os professores ficam impossibilitados de utilizarem essas estratégias devido as dificuldades no âmbito educacional, por isso é necessário que se tenha um maior investimento na educação para que o professor tenha boas condições de trabalho, além disso, é necessária uma formação contínua para os professores, que permitam a eles uma reflexão sobre sua prática docente e com isso seja possível oferecer uma educação de qualidade aos alunos, mesmo em meio a tantas adversidades.
Descrição: LIMA, E. A. de. Visão docente sobre uso de estratégias metodológicas em escolas de Campina Grande, Paraíba. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20675
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elder Alves de Lima.pdfPDF - Elder Alves de Lima888.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.