Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20716
Título: Estoque e composição da serapilheira acumulada em um fragmento de floresta estacional semidecidual no Nordeste do Brasil
Autor(es): Oliveira, Brenna Hortins de
Palavras-chave: Caatinga
Serapilheira
Floresta estacional semidecidual
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A serapilheira compreende uma das principais vias de retorno de nutrientes na relação solo- planta a partir de sua decomposição, sendo influenciada por fatores bióticos e abióticos. A decomposição da serapilheira também pode variar de acordo com a estação de coleta. Dito isso, o presente estudo tem como principal objetivo analisar o estoque e a composição da serapilheira acumulada sobre a superfície do solo em uma floresta estacional semidecidual. O estudo foi desenvolvido na Fazenda Ipuarana (7°09’29”S; 35°52’02”W), Paraíba, Brasil. Foram estabelecidas 25 parcelas permanentes com tamanho de 20 x 20 metros, estabelecidas em transectos com diferentes declividades. A serapilheira foi coletada com auxílio de um gabarito com área de 1m², separada em sacos plásticos que foram devidamente identificados, em seguida foi feita uma triagem do material (em frações de galho, miscelânea, estruturas reprodutivas, folha e restos animais), que depois foi pesado. Realizaram-se correlações entre o aporte de serapilheira total e suas frações com área basal e densidade dos indivíduos arbóreos ao longo das parcelas. A serapilheira acumulada foi estimada em 21,39 kg/m², composta principalmente por galhos (8,75 kg/m²). Verificaram-se correlações positivas entre a densidade dos indivíduos e as folhas (r=0,8; p:0,01), o que pode estar relacionado com as adaptações fisiológicas das plantas presentes na área de estudo em relação à fatores abióticos.
Descrição: OLIVEIRA, B. H. de. Estoque e composição da serapilheira acumulada em um fragmento de floresta estacional semidecidual no Nordeste do Brasil. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20716
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenna Hortins de Oliveira.pdfPDF - Brenna Hortins de Oliveira1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.