Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20721
Título: Envelhecimento, atividade física e produção científica: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano em foco
Autor(es): Vasconcelos, Lidiane de Lima
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Produção científica
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: No presente estudo foi realizada uma pesquisa a partir dos Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH) da sua primeira edição em 2007 na forma impressa, até a sua quinta edição em 2017 com publicação online, trazendo dessa forma informações coletadas ao longo de 10 anos de produção científica. Objetivou-se identificar e analisar a evolução dos trabalhos publicados de forma quantitativa e qualitativa. Foi usado como indicador de pesquisa as palavras atividade física, envelhecimento/idoso/terceira idade de forma associadas e contidas nos títulos dos mais de 6.807 trabalhos publicados no Congresso pesquisado ao longo desse período. Como resultado foi observado à variação na quantidade de trabalhos especificando esses indicadores de acordo com o ano de realização, contudo sendo as discussõesampliadas com o passar das edições, sobretudo no que se refere ao conteúdo dos textos, tendo como base objetivo, resultado e conclusão.Destaca-se que houve um crescimento significativo no número de inscritos, contudo o número de trabalhos publicados apresentou uma redução, quanto a análise do corpo dos textos encontrou-se variados assuntos associados a atividade física. Conclui-se dessa forma que a produção científica no CIEH referente ao número foi variante com o passar das edições, entretanto qualitativamente após leitura e análise das pesquisas selecionadas percebeu-se que houve uma ampliação e aprofundamento nos estudos nas últimas edições trazendo discussões mais aprofundadas sobre os mais variados assuntos no campo do envelhecimento.
Descrição: VASCONCELOS, L. de L. Envelhecimento, atividade física e produção científica: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano em foco. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20721
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane de Lima Vasconcelos.pdfPDF - Lidiane de Lima Vasconcelos920.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.