Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20740
Título: Benefícios do exercício resistido em hipertensos e diabéticos: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Sousa, Pedro Henrique Felix de
Palavras-chave: Treinamento resistido
Diabetes mellitus
Hipertensão Arterial Sistêmica
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A prática de exercício físico vem sendo associada a medidas terapêuticas e preventivas para a saúde, desde a década de 50. Realizado de forma repetitiva, planejado e estruturado, ele tem o objetivo de trazer melhorias tanto para a aptidão física como para a saúde, trazendo benefícios a curto e longo prazos de enfermidades agudas ou crônicas. Tem-se o objetivo geral de evidenciar na literatura os benefícios do exercício resistido em hipertensos e diabéticos. Como objetivos específicos teremos o de destacar a importância do exercício físico, no geral; Analisar entre os artigos pesquisados as visões dos autores acerca do exercício resistido; Mostrar os benefícios do exercício resistido para portadores de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Os exercícios resistidos então dentre os programas de condicionamento físico que tem por objetivo também, a prevenção e reabilitação de indivíduos para diversas doenças. O exercício resistido trará melhorias a saúde do indivíduo em todas as fases da vida, seja ele iniciado na juventude ou de forma tardia, sendo benéfico inclusive para doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, acidente vascular cerebral, cânceres, osteoporoses, artrites e outros. Trata-se de um estudo do tipo revisão bibliográfica realizada em bases de dados virtuais. A busca dos artigos foi realizada durante os meses de maio e junho no banco do Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Dos 10 artigos analisados, 8 avaliaram o exercício resistido como benéfico e redutor de taxas tanto para a Hipertensão Arterial Sistêmica, quanto para o Diabetes Mellitus. Na maioria dos estudos analisados foi visto que o exercício resistido provoca diminuição dos níveis de pressão arterial e glicemia. O exercício físico no geral também foi muito citado como um regulador de níveis pressóricos e glicêmicos.
Descrição: SOUSA, P. H. F. de. Benefícios do exercício resistido em hipertensos e diabéticos: Uma revisão bibliográfica. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20740
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Felix de Sousa.pdfPDF - Pedro Henrique Felix de Sousa457.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.