Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20742
Título: Índice de lesões osteomusculares em praticantes de crossfit e jogadores de futebol: Uma revisão da literatura
Autor(es): Araújo, Jéfte Leal
Palavras-chave: Futebol
Crossfit
Lesões osteomusculares
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A prática do Crossfit assim como a do futebol traz como benefício a promoção de uma vida ativa e todas as vantagens decorrentes desse estilo de vida, no entanto, por se classificarem como atividades de alta intensidade, podem aumentar o risco de sobrecarga ao corpo e o aparecimento de lesões osteomusculares advindas desses esportes. O objetivo do presente estudo foi analisar na literatura a prevalência de lesões osteomusculares em praticantes de Crossfit e jogadores de futebol e identificar qual esporte acarreta um maior índice de lesões durante sua prática. Trata-se de uma revisão da literatura desenvolvida no período de Fevereiro a Junho de 2019 na base de dados virtual onde constam os principais periódicos da área da saúde. De 1253 artigos identificados com os dois cruzamentos estabelecidos para a busca, foram selecionados ao total, quatorze (n=14) artigos para análise na íntegra, dos quais 71,4% (n=10) abordaram a temática da taxa de lesões em jogadores de futebol e 28,6% (n=4) falaram da mesma temática, mas relacionada ao Crossfit. Dentro os estudos que avaliaram o índice de lesões por horas de treinamento (n= 8), houve uma variação de 5,90 lesões por 1000 horas de jogo a 113,4 lesões por 1000 horas de jogo. Nos artigos que avaliaram os praticantes de Crossfit o índice de lesão foi calculado, em sua maioria, pela porcentagem de indivíduos que relataram ter sofrido alguma lesão durante o exercício, variando de 19,4 a 56,1%. Jogadores de futebol e praticantes de Crossfit estão sujeitos à riscos similares, porém de intensidades diferentes, assim como são acometidos em regiões do corpo distintas.
Descrição: ARAÚJO, J. L. Índice de lesões osteomusculares em praticantes de crossfit e jogadores de futebol: Uma revisão da literatura. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20742
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéfte Leal Araújo.pdfPDF - Jéfte Leal Araújo730.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.