Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20781
Título: Validação de método para qualificação de profenofos em água utilizando CLAE-EM
Autor(es): Silva, Suelly Fernandes da
Palavras-chave: Pesticidas
Pesticidas organofosforados
Abastecimento de água
Qualidade da água
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O Brasil é considerado um país agrícola e atualmente é um dos maiores consumidores de pesticidas do mundo. Pesticidas são compostos químicos amplamente utilizados para potencializar a produção de culturas, reduzindo diferentes tipos de pragas agrícolas. Além de trazer benefícios, os pesticidas quando empregados de forma incorreta podem causar diversos danos ao meio ambiente e aos seres humanos. O profenofos é um pesticida pertencente à classe dos organofosforados, sendo empregado como defensivo agrícola em diversos países. O princípio ativo deste pesticida é um inibidor irreversível da acetilcolinesterase, uma enzima de efeito sobre o sistema nervoso dos seres vivos. As normativas brasileiras preconizam que águas para abastecimento público devem conter como limite máximo a concentração de 60 µg L^-1 deste pesticida, contudo, em águas naturais, pesticidas, em geral, são encontrados em traços de concentrações. A aplicação de ferramentas analíticas capazes de identificar e quantificar tais contaminantes em baixas concentrações auxiliam não só no monitoramento da qualidade da água, mas também na identificação de vetores de contaminação nos ambientes naturais. Neste sentido, o presente trabalho objetivou a validação de um método analítico para determinação do profenofos em água, empregando a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Espectrometria de Massas (CLAE-EM) com método simplificado de preparo de amostra. Foram obtidos como resultado da validação, limite de detecção 0,162 µg L^-1 e limite de quantificação de 0,538 µg L^-1 para o profenofos. O teste de recuperação média indicou 95,24 % de recuperação do analito, sendo o método exato. A precisão obtida foi de 3,51 %, permitindo o monitoramento de profenofos no intervalo de 0,538 µg L^-1 a 1000 µg L^-1 . A metodologia desenvolvida atende às preconizações das normativas regulamentadoras, podendo ser empregada, portanto, no monitoramento de profenofos em matrizes de água.
Descrição: SILVA, S. F. da. Validação de método para qualificação de profenofos em água utilizando CLAE-EM. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20781
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suelly Fernandes da Silva.pdfPDF - Suelly Fernandes da Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.