Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20799
Título: Uma proposta de arquitetura de microsserviços para o desenvolvimento de aplicações da Plataforma OCARIoT
Autor(es): Rocha, Lucas Cosmo
Palavras-chave: Aplicações web
Arquitetura de microsserviços
API REST
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Aplicações Web são softwares projetados para serem usados por meio de um navegador ou aplicativos conectados à Internet. No início, essas aplicações foram desenvolvidas com base na arquitetura monolítica, um modelo arquitetural que, ao longo do tempo, tornou-se insuficiente para o contexto WEB, principalmente em relação à manutenção da funcionalidade e escalabilidade das aplicações. Para atender a essa necessidade, surgiu a arquitetura orientada a serviços, baseada em aplicativos compostos por serviços independentes, responsáveis por cada recurso de aplicativo. Esse novo modelo arquitetônico evoluiu ao longo do tempo e, como conseqüência, gerou abordagens de arquiteturas de serviços específicas, como a arquitetura de microsserviços, que tem como característica a responsabilidade única de cada serviço pelo recurso para o qual foi projetado, o baixo acoplamento entre os serviços no contexto da aplicação e a possibilidade de implementar cada serviço com suas próprias tecnologias, com a linguagem de programação e o banco de dados. Devido ao fato de a arquitetura de microsserviços ser uma abordagem recente e sem uma definição formal de implementação no contexto de uma aplicação, o objetivo deste trabalho foi definir um modelo arquitetural de microsserviços baseado em arquiteturas de software existentes, como a Arquitetura Limpa e a arquitetura REST, que seja aplicável ao contexto de aplicações compostas por serviços. Com base na união dos conceitos de cada uma dessas arquiteturas, foi definido um modelo arquitetural aplicável no contexto de microsserviços. Esta modelagem arquitetônica foi formalizada em um template, utilizado como modelo para o desenvolvimento de aplicações web que, a posteriori, serviu de base para a implementação de duas APIs que fazem parte do OCARIoT, uma plataforma idealizada com a proposta de desenvolver uma solução baseada em IoT para o combate à obesidade infantil, cuja estrutura segue a arquitetura de microsserviços.
Descrição: ROCHA, L. C. Uma proposta de arquitetura de microsserviços para o desenvolvimento de aplicações da Plataforma OCARIoT. 2019. 137f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20799
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Cosmo Rocha.pdfPDF - Lucas Cosmo Rocha1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.