Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20808
Título: Um enfoque sobre a existência do urânio no município de Pocinhos-PB: Uma proposta contextualizada para o Ensino de Radioatividade
Autor(es): Santos, Tatiana Porto
Palavras-chave: Ensino de Química
Radioatividade
Urânio
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: A radioatividade desde a sua descoberta passou de mera curiosidade de laboratório á ferramentas no ensino de radioatividade nas aulas de química. A contextualização dá significado ao ensino, ao ser aplicado a vida social do aluno, a distância entre essa relação gera desinteresse, tornando uma aprendizagem não significativa. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma proposta contextualizada nas aulas de radioatividade, como método facilitador no processo de ensino, com o auxilio de um enfoque de dois artigos, que retrata a existência de urânio no município de Pocinhos-PB. Para atingir os objetivos do trabalho, foi desenvolvida e aplicada uma pesquisa com 52 alunos do 3° ano ensino médio, para o levantamento de dados, foi proposto que os alunos respondessem 3 questionários. Os resultados foram apresentados em tabelas e gráficos a exemplo de 88,7% dos acertos, como resultado de verificação da aprendizagem adquirida, e 66% dos alunos consideraram ótimo o método de ensino pela contextualização da análise documental como método de ensino, sendo viável destacar que o processo educacional contribuiu para a compreensão do conteúdo, nas aulas de radioatividade e sinalizaram uma boa aprovação pelos alunos, motivando-os para um melhor processo de ensino e aprendizagem, estimando a curiosidade dos mesmos para adquirir mais conhecimentos, do fato ocorrido na cidade de Pocinhos-PB, buscando compreender no conteúdo de radioatividade.
Descrição: SANTOS, T. P. Um enfoque sobre a existência do urânio no município de Pocinhos-PB: Uma proposta contextualizada para o Ensino de Radioatividade. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20808
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Porto Santos.pdfPDF - Tatiana Porto Santos1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.