Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2081
Título: Prevalência de dor na coluna e sua relação com os hábitos posturais de escolares do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Santos, Ágda Cristina de Sousa
Palavras-chave: Fisioterapia
Dor
Postura
Saúde Escolar
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: Um aumento significativo de enfermidades na coluna vertebral tem sido observado nos últimos anos na população em geral. Esse fator não tem sido diferente entre crianças e, principalmente entre pré-adolescentes e adolescentes devido a vários fatores que estão sendo cada vez mais pesquisados, dentre eles estão os hábitos posturais inadequados adotados. O presente trabalho objetivou investigar a prevalência de dor na coluna e a associação desta com os hábitos posturais de vida diária em escolares do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB. Tratou-se de um estudo analítico, transversal, realizado em 13 escolas municipais de Campina Grande-PB com uma amostra de 324 escolares do ensino fundamental II, de idades entre 9 e 18 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário cuja primeira parte referia-se a identificação geral, a segunda com questões sobre hábitos posturais na escola e em casa e por fim questionamentos sobre queixas de dor na coluna entre os escolares, a localização e grau dessa dor, utilizando para tanto a Escala Visual Analógica – EVA. Para as variáveis numéricas foram calculadas as médias e desvio padrão. Para as categóricas, as freqüências. As variáveis mostraram fuga da normalidade através do teste de kolmogorov-smirnov, portanto foi utilizado o teste odds-ratio para fazer a associação da dor com os hábitos posturais. Dos escolares analisados, 67,7% eram do sexo feminino. Os resultados demonstraram que a prevalência de dor na coluna foi de 49,5%, sendo a região torácica a mais acometida (19,4%). Os hábitos posturais que mais se destacaram foram: apenas 28,4% sentam-se adequadamente nas carteiras escolares e 38,8% assistem a televisão deitados no sofá. Houve associação significativa entre as variáveis: maneira que carrega o material escolar (p=0,001) e posição em que assiste TV (p=0,005) e a dor na coluna. Diante do exposto, conclui-se que existe uma elevada prevalência de dor na coluna entre os escolares avaliados e que possivelmente os hábitos posturais podem contribuir para o surgimento dessa dor. Sugere-se o incentivo à avaliação postural e dolorosa em nível primário, pois poderá auxiliar na identificação de problemas e no estabelecimento de estratégias que poderão melhorar o cuidado ao escolar.
Descrição: SANTOS, A. C. de S. Prevalência de dor na coluna e sua relação com os hábitos posturais de escolares do ensino fundamental II na cidade de Campina Grande-PB. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2081
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ágda Cristina de Sousa Santos.pdfÁgda Cristina de Sousa Santos641.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.