Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20819
Título: Bullyng: por que não somos todos iguais dentro da escola?
Autor(es): Cunha, Maria da Luz do Santos
Palavras-chave: Bullying
Escola
Estudante
Violência
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Este estudo discute sobre ocorrências do bullying na sala de aula e de um modo geral, na escola. O trabalho tem como objetivo, assim, analisar as reações e traumas que o bullying acarreta na vida das crianças e adolescentes e o mal-estar que essas violências deixam, na maior parte das vezes, levando a crises sérias como problemas psicológicos e dificuldades na aprendizagem nas crianças e jovens. Hoje, o bullying é um assunto de grande importância nas escolas e devendo ser tratado e observado com equilíbrio pela sociedade civil organizada. Os problemas que se encontram na sociedade, no geral são refletidos na escola. Desse modo, cabe entender tais manifestações, a partir do movimento Sócio-histórico e cultural da atualidade, sobretudo no Brasil. Desse modo, para este estudo nos baseamos em FANTE (2005), LOPES (2005), CHALITA (2008), CALHAU (2010) e FREIRE (1996), que foram relevantes para nossas discussões, por tratar especificamente do tema em questão e apresentarem caminhos na direção de repensar, hoje, o modelo escolar existente, no país. Trata-se de um estudo que utilizou além de uma bibliografia especializada, também jornais, revistas e mídias sociais as quais a todo momento noticiam até suicídios decorrentes de bullying sofridos pelos estudantes. Quanto ao aspecto metodológico de forma semiestruturada, foram propostos questionamentos para que respondessem, por escrito, aos alunos, professores e gestores da Escola alvo da pesquisa. Com base nas considerações postas e discutidas criticamente por este estudo, a conclusão a que chegamos foi de que 100% (cem por cento) dos professores entrevistados presenciaram bullying na escola. No tocante os alunos, do mesmo modo 100% (cem por cento) afirmou que já presenciou ou que já sofreu bullying na escola. Destarte, tais estatísticas nos leva a crer, que existe um problema estrutural na comunidade escolar, o que necessita de compreensão mais aprofundada, uma vez que se chegou à conclusão de que é um fenômeno que vai além dos muros da escola investigada, sendo um problema a ser repensado pelo Estado sociedade civil e escola, a partir de uma equipe multidisciplinar, que viabilize não só uma resposta aos danos causados aos estudantes, mas um trabalho preventivo, através de políticas públicas específicas.
Descrição: CUNHA, M. da L. dos S. Bullyng: por que não somos todos iguais dentro da escola?. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20819
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Luz do Santos Cunha.pdfPDF - Maria da Luz do Santos Cunha2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.