Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20849
Título: Benefícios da auriculoterapia no tratamento da ansiedade
Autor(es): Jerônimo, Ruan Ranyery Missias
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade
Medicina Tradicional Chinesa
Auricoloterapia
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Introdução: a ansiedade é uma das psicopatologias que mais cresce ultimamente, sendo considerada um risco mundial a saúde. Pelo grande número de casos de ansiedade, a procura por métodos de sanar e/ou prevenir esse grande mal vem sendo estudado, um desses métodos é a auriculoterapia. A auriculoterapia é um método da Medicina Tradicional Chinesa que se utiliza de estimulações de pontos estratégicos, chamados como acupontos, localizados no pavilhão auricular. A auriculoterapia é baseado no tratamento energético, estudado e abordado pela acupuntura. Objetivo: descrever os efeitos da auriculoterapia como um tratamento para a ansiedade. Metodologia: realizou- se uma busca de artigos nos bancos de dados: LILACS, Scielo, PubMed, Medline e World Journal Traditional Chinese Medicine, através dos seguintes descritores: Auricular Acupunture, Anxiety AND Acupunture, em inglês e português. Resultados: Foram encontrados o total de 228 artigos, porém apenas 6 estavam elegíveis para o estudo. Discussão: a presente revisão encontrou resultados favoráveis da auriculoterapia no tratamento para a ansiedade, sendo observado que os pontos Shenmen, Tronco Encefálico e Simpático foram os mais utilizados dentro dos protocolos de cada estudo. Todos os autores revelaram em seus resultados que a auriculoterapia diminui exponencialmente os efeitos da ansiedade. Conclusão: a auriculoterapia se mostrou como um tratamento para a ansiedade bem efetivo, sendo observado resultados promissores durante e após a terapia. Foi observado a presença de lacunas em meio a pesquisas no tema, é sugerido a realização de mais pesquisas no futuro.
Descrição: JERÔNIMO, R. R. M. Benefícios da auriculoterapia no tratamento da ansiedade. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20849
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruan Ranyery Missias Jerônimo.pdfPDF - Ruan Ranyery Missias Jerônimo700.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.