Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20850
Título: Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada a fisioterapia neurofuncional sobre a força muscular respiratória no Acidente Vascular Cerebral: Ensaio clínico randomizado
Autor(es): Fernandes, Maria Luísa de Sousa
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Estimulação Magnética Transcraniana
Fisioterapia neurofuncional
Força muscular respiratória
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC), é uma das principais causas de sequelas e de morte no mundo. A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas a cada ano deixando sequelas motoras que resultam em menor eficiência ventilatória e progressiva ineficiência da mecânica muscular respiratória. A Fisioterapia Neurofuncional atua na modulação do comportamento motor, especificamente, nos movimentos de destreza prejudicados por paresia e incoordenação muscular. A EMTr de alta frequência promove estimulação do hemisfério lesionado produzindo significante recuperação da função motora em pacientes com hemiparesia Objetivo: Verificar os efeitos neuromoduladores da EMTr associada a Fisioterapia Neurofuncional (FN) em grupo sob a força muscular respiratória em indivíduos acometidos por AVC em fase crônica. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo clínico randomizado, descritivo e analítico, com abordagem quantiqualitativa. A pesquisa foi submetida ao conselho de ética e pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A amostra foi composta por 10 indivíduos divididos igualmente em dois grupos, um experimental que recebeu a terapia combinada da EMTr com a FN em grupo, e um sham. Para coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha Sociodemográfica e Clínica, Escala de Rankin Modificada, e o Manovacuometro. Os indivíduos foram avaliados antes e após a intervenção e as variáveis foram analisadas pelo programa SPSS 22.0. Resultados: Após análise dos dados, observou-se aumento da força muscular respiratória, entretanto evidenciou-se aumento significante da Pimax nos indivíduos submetidos à terapia combinada. Conclusão: Após análise dos resultados é possível sugerir que a terapia combinada com EMTr e FN em grupo foi capaz de modular a força muscular respiratória com ênfase na PImáx.
Descrição: FERNANDES, M. L. de S. Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada a fisioterapia neurofuncional sobre a força muscular respiratória no acidente vascular cerebral: Ensaio clínico randomizado. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20850
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luísa de Sousa Fernandes.pdfPDF - Maria Luísa de Sousa Fernandes1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.