Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20851
Título: Análise comparativa entre métodos de perimetria manual e por escaneamento tridimensional: Um estudo piloto
Autor(es): Teófilo, Renan Rodrigues
Palavras-chave: Antropometria
Tecnologia em saúde
Imagem tridimensional
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: INTRODUÇÃO: A aplicação da tecnologia dentro do campo da saúde tem se tornado objeto de estudo para análise de sua eficácia dentro do que se deseja utilizá-lo. Sobre as novas tecnologias de avaliação corpórea, visualizou-se a aplicação do escaneamento tridimensional para medição antropométrica. OBJETIVO: avaliar a fidedignidade da análise perimétrica por escaneamento tridimensional quando comparada ao método manual. METODOLOGIA: realizou-se a avaliação de um dimídio da cintura escapular de paciente sobre a técnica manual (com uso de fita métrica corporal) e por escaneamento tridimensional (com uso de scanner 3D) por dois avaliadores distintos, havendo sido realizada duas mensurações por cada técnica e por avaliador. RESULTADOS: o estudo identificou diferenças significativas nas avaliações entre técnicas, havendo divergência de valores próximo a 4cm (com a possível influência de fatores relacionado a coleta de dados e sua mensuração). Quanto a comparação de avaliações dentro do mesmo método sobre avaliadores diferentes, os valores identificados estão próximos a uma correlação significante. O Coeficiente de Correlação Intraclasse evidencia ainda que a variação das técnicas apresenta uma correlação, o qual se visualiza pelos resultados dentro da categoria de excelência do indicador. CONCLUSÃO: o escaneamento tridimensional demonstrou ser uma técnica útil para avaliação, porém carente de análises para uma maior acurácia e reprodutibilidade de sua utilização, já que as limitações do presente estudo não permitiram uma minuciosa análise, sendo necessária a realização de maiores produções dentro desse campo de estudo.
Descrição: TEÓFILO, R. R. Análise comparativa entre métodos de perimetria manual e por escaneamento tridimensional: Um estudo piloto. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20851
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Rodrigues Teófilo.pdfPDF - Renan Rodrigues Teófilo1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.