Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20864
Título: Da etnobotânica à farmacologia: Uma análise da atividade antimicrobiana do extrato etanólico bruto de folhas de Capsicum frutescens L. frente à cepas clínicas
Autor(es): Albuquerque, Ketley Cristinne Araújo
Palavras-chave: Pimenta malagueta
Plantas medicinais
Fungos
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Devido ao fato da resistência bacteriana estar se tornando um problema grave na saúde, o uso de plantas com o intuíto medicinal vem se tornado cada vez maior, condigno ao conhecimento empírico sobre suas propriedades medicinais, que devem-se aos seus metabolitos secundários. Entre as principais plantas estudadas, encontra-se a Capsicum frutescens L. (pimenta malagueta), pertencente à família Solanaceae, sendo indicada pelos raizeiros para tratamentos infecciosos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a comprovação científica do conhecimento empírico dos raizeiros sobre a atividade antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de Capsicum frutescens L. frente a microrganismos de importância clínica. A partir das folhas foi obtido o extrato etanólico a 96%, por maceração a frio, por cinco dias, em seguida, rotaevaporado. Para a avaliação da atividade antimicrobiana, o extrato foi submetido ao processo de diluição a 100, 50, 25, 12,5 e 6,25 %, frente a cepas bacterianas Gram-negativas (Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiela pneumoniae) e Gram-positivas (Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis) e fúngicas (Candida albicans e Candida krusei). Por metodologia de difusão em meio sólido, processo cavidade- placa, utilizando 50 µL das concentrações do extrato, em triplicata. Observou-se que houve atividade inibitória na concentração de 100% frente às cepas Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, e Enterococcus faecalis. Tendo maior atividade inibitória frente a cepa de E. faecalis. Portanto, comprova-se cientificamente o conhecimento empírico da Capsicum frutescens L. no tratamento de infecções, constituindo uma perspectiva para a obtenção de antimicrobianos. Contudo, novos estudos devem ser desenvolvidos com o intuito de determinar, caracterizar e isolar os metabólitos ativos no extrato para melhor caracterização e concentração das substâncias ativas encontradas nas folhas.
Descrição: ALBUQUERQUE, K. C. A. Da etnobotânica à farmacologia: Uma análise da atividade antimicrobiana do extrato etanólico bruto de folhas de Capsicum frutescens L. frente à cepas clínicas. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20864
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ketley Cristinne Araújo Albuquerque.pdfPDF - Ketley Cristinne Araújo Albuquerque666.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.