Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20868
Título: Relato de experiência de uma ação de valorização do sujeito em sofrimento psíquico no CAPS III na cidade Campina Grande – PB
Autor(es): Cruz, Jardel Wandson Queiroz da
Palavras-chave: Identidade social
Sofrimento psíquico
Saúde mental
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Este trabalho se trata de um relato de experiência no Estágio Supervisionado V da ênfase em Psicologia Social do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, que foi realizado durante o período 2016.2. O estágio foi desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, onde foram realizadas oficinas terapêuticas com o objetivo de auxiliar no tratamento dos usuários. O método de intervenção utilizado constituiu-se na terapia de grupo com enfoque na valorização do sujeito facilitada pelo uso de elementos artísticos. Ao todo foram 22 encontros onde se trabalhou diversas temáticas como identidade, sexualidade, desigualdade social, violência contra a mulher entre outras, sendo elas sugeridas pelos usuários. Para o desenvolvimento das oficinas utilizou-se instrumentos impulsionadores da discussão como imagens, vídeos, textos e teatro, sendo a pintura sempre o produto final de cada encontro. Concluiu-se que o grupo representou um importante espaço que permitiu a manutenção da parceria entre o saber acadêmico e as vivências práticas diárias daqueles que estão em sofrimento psíquico, como também contribuiu para o fortalecimento da identidade social desses usuários valorizando o sujeito em meio ao sofrimento psíquico.
Descrição: CRUZ, J. W. Q. da. Relato de experiência de uma ação de valorização do sujeito em sofrimento psíquico no CAPS III na cidade Campina Grande – PB. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20868
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jardel Wandson Queiroz da Cruz.pdfPDF - Jardel Wandson Queiroz da Cruz666.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.