Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20892
Título: O bairro de José Pinheiro, Campina Grande-PB: um estudo de sua organização espacial
Autor(es): Tarradt, Júlio César
Palavras-chave: Organização espacial
Urbanização
Sociedade
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: O trabalho tem como objeto de estudo a organização espacial do Bairro José Pinheiro em Campina Grande-PB, a partir do processo de urbanização do mesmo. Buscando entender o espaço geográfico como resultado da ação humana ao longo de um processo histórico envolvendo questões socioeconômicas, políticas e culturais, sendo esse espaço, marcado por elementos construídos e reconstruídos pela sociedade que o organizou e reorganiza. A análise da organização espacial e da urbanização do bairro José Pinheiro como objeto de estudo, justifica-se, pois o mesmoabriga estabelecimentos comerciais de variados setores, uma vez que, esse já desempenhou a função de centro comercial de Campina Grande e hoje é visto como subcentro. O artigo traz um destaque especial para a rua Campos Sales, a qual é o principal eixo de circulação do bairro, apresentando em sua infraestrutura, elementos antigos que remontama antiga organização espacial do lugar e o rearranjo com novos elementos. O estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica relacionada ao objeto de estudo e aos conceitos abordados pela temática, assim como, uma pesquisa de campo, cobertura e análise fotográfica do lugar. Fazendo uso domaterialismo histórico dialético como método essencial para o desenvolvimento da pesquisa e da análise.
Descrição: TARRADT, J. C. O bairro de José Pinheiro, Campina Grande-PB: um estudo de sua organização espacial. 2017. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20892
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÚLIO CÉSAR TARRADT.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.