Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/209
Título: Sistemas adesivos autocondicionantes: estado atual
Autor(es): Guenes Filho, Adeilson Edmar Cavalcanti
Palavras-chave: Odontologia
Materiais dentários
Adesivos dentinários
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: A união dos materiais restauradores ao substrato dentinário é fundamental para a longevidade dos procedimentos restauradores. Contudo, a adesão à dentina promovida pelos sistemas adesivos modernos ainda é incapaz de suportar a contração de polimerização das resinas e sua hidrólise, o que leva a ocorrência de micro-infiltração em preparos cavitários cujas margens não estão apenas em esmalte. Diversos sistemas adesivos têm sido lançados e pesquisados no mercado. Na atualidade, os adesivos autocondicionantes, que excluem a etapa do condicionamento acido prévio, apresentam um aumento na sua aceitação de uso. Estes adesivos foram desenvolvidos com intuito de solucionar as etapas da técnica do adesivo convencional, apesar da polêmica entre autores quanto à sua aplicabilidade e resistência de união. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão da literatura acerca dos sistemas adesivos autocondicionantes-estado atual. A sua metodologia foi através de artigos coletados nas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS, BBO e SCIELO. Diante da revisão apresentada, pôde-se concluir que os sistemas adesivos autocondicionantes são bastante citados, principalmente, devido à facilidade de aplicação, e que, sua evolução é uma das maiores conquistas da Dentística Restauradora moderna, a qual traz inúmeros benefícios para o profissional, na sua atuação clínica diária.
Descrição: GUENES FILHO, A. E. C. Sistemas adesivos autocondicionantes: estado atual. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/209
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adeilson Edmar Cavalcanti Guenes Filho.pdfAdeilson Edmar Cavalcanti Guenes Filho627.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.