Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20916
Título: Limites e possibilidades do uso de jogos no ensino da matemática
Autor(es): Antonino, José Isamar de Brito
Palavras-chave: Jogos na matemática
Ensino da matemática
Aula de matemática
Data do documento: 16-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho busca contribuir com os estudos em torno de metodologias de ensino da Matemática de modo que professores e alunos se reconheçam no processo de construção coletiva do saber. Neste sentido nos indagamos sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática como uma ferramenta capaz de auxiliar a prática docente e contribuir com a compreensão dos discentes na construção da aprendizagem da matemática. Para isto, estabelecemos como objetivo analisar os limites e possibilidades do uso de jogos no ensino da Matemática. Nesta pesquisa estudamos sobre o currículo escolar e as aulas de Matemática para, assim, investigar as possibilidades de melhorias no ensino da Matemática a partir do uso de jogos matemáticos. A coleta de dados do seguinte trabalho, ocorreu através da aplicação de questionários a professores do ensino fundamental II e ensino médio, de três escolas públicas localizadas na região do Cariri Paraibano, onde podemos observar sobre as mudanças que o uso de jogos promovem no currículo de Matemática. Como resultado, quanto ao uso dos jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática, é defendido pelos professores participantes da pesquisa que o mesmo deve fazer parte do planejamento escolar, constando a descrição dos objetivos a serem alcançados, quer sejam relacionados aos aspectos cognitivos, afetivos ou sociais.
Descrição: ANTONINO, J. I. B. Limites e possibilidades do uso de jogos no ensino da matemática. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20916
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Isamar de Brito Antonino.pdfPDF - José Isamar de Brito Antonino822.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.