Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20919
Título: A exploração de maquetes para o ensino de geometria: uma experiência no 2º Ano do Ensino Médio
Autor(es): Braga, Alan Jonathan Leandro
Palavras-chave: Geometria
Maquetes (Matemática)
Ensino de geometria
Ensino da matemática
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Entendendo que a construção e exploração de maquetes é uma possibilidade para o ensino de Geometria, a presente pesquisa apresenta uma proposta desenvolvida em uma Turma do 2° Ano do Ensino Médio da Escola Bento Tenório de Sousa (Escola do Campo) na zona rural de Monteiro - PB, na qual foi desenvolvida um conjunto de atividades ligadas à Geometria por meio da construção e exploração de maquetes. O desenvolvimento da proposta aconteceu por meio de cinco encontros na referida Turma. Inicialmente, foram planejadas as ações a serem desenvolvidas para, posteriormente, apresentarmos a proposta à Turma, desenvolvermos um conjunto de atividade que objetivava tomar conhecimento acerca daquilo que os alunos já sabiam e que era útil para o desenvolvimento da proposta em questão. Após essa etapa inicial, os alunos confeccionaram algumas maquetes que foram úteis na exploração de medidas, escalas, áreas, etc. Os alunos apresentaram-se bastante envolvidos em cada etapa e em pequenos grupos interagiram significativamente, o que foi relevante frente à proposta de explorar suas habilidades e resolverem problemas de cunho prático a partir do conhecimento geométrico.
Descrição: BRAGA, A. J. L. A exploração de maquetes para o ensino de geometria: uma experiência no 2º Ano do Ensino Médio. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20919
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan Jonathan Leandro Braga.pdfPDF - Alan Jonathan Leandro Braga851.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.