Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2093
Título: Rendimento da produção da mamoneira com diferentes doses de biofertilizantes bovino com e sem adubação foliar
Autor(es): Melo, Daniele da Silva
Palavras-chave: Plantas oleaginosas
Mamona
Agricultura orgânica
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: A adubação é uma das principais técnicas para incremento de produtividade e a rentabilidade das culturas, no entanto, há poucas informações sobre a resposta da mamona à adubação orgânica com biofertilizante bovino. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da adubação orgânica com biofertilizante bovino sobre os componentes de produção da mamoneira em substituição total aos adubos minerais sintéticos, utilizados na agricultura convencional. O experimento foi desenvolvido, em condições de campo num delineamento experimental em blocos casualizados, constituído pela cultivar de mamona EBDA MPB1 e 10 tratamentos, correspondentes ao fatorial 5x2, sendo cinco dosagens de biofertilizante bovino (0; 0,8; 1,6; 2,4 e 3,2 L planta-1), diluídos em água na proporção de 1:3 e com e sem adubação foliar (F0= 0% e F1= 10% v/v), três repetições e cinco plantas úteis por parcela, totalizando 150 plantas para observação. O conteúdo de água do solo foi monitorado diariamente através da evaporação do tanque Classe A. Ao final do experimento aos 228 DAS, os componentes de produção foram representados pelos seguintes parâmetros, Comprimento do Racemo (cacho) Primário, Número de Racemos Planta, Número de Sementes Planta, Número de Frutos do Racemo Primário, Número de Frutos Planta, Peso de Sementes Planta, Peso de 100 Sementes e Produtividade. Podemos concluir que, a adubação orgânica com biofertilizante bovino, aplicado via solo até a dosagem 3,2 L planta-1 e associado à adubação foliar com biofertilizante na proporção de 10% v/v, podem melhorar o desempenho produtivo da mamoneira variedade EBDA MPB1 e dessa forma, são recomendados para seu cultivo.
Descrição: MELO, D. S. Rendimento da produção da mamoneira com diferentes doses de biofertilizantes bovino com e sem adubação foliar. 2011. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2093
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele da Silva Melo parte 2.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Daniele da Silva Melo parte 1.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.