Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20932
Título: A importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamenta : sobre o papel do professor na formação do leitor
Autor(es): Leite, Maricelda Medeiros Miranda
Palavras-chave: Educação infantil
Leitura
Leitura infantil
Formação de leitor
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: A leitura contribui significativamente á formação do indivíduo, influenciando-o nas diversas formas de se encarar a vida, portanto, cabe ao professor e a escola organizar, criar e adequar em seu currículo propostas e estratégias efetivas de leituras, favoráveis á formação de leitores competentes. Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental e evidenciar o papel do professor na formação do leitor. A motivação para tal pesquisa se deve á minha experiência como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município de Campina Grande/PB e a constante constatação, em minha prática, da necessidade de se ampliar a discussão em torno da temática. A pesquisa se constitui em um estudo bibliográfico e está alicerçada em estudos desenvolvidos por Solé (1998), Lojola (1993), Rego (1988), dentre outros pesquisadores da área. Conclui-se com a compreensão de que o professor, em sala de aula, é o maior responsável pela aquisição de práticas de leituras, elaborando estratégias significativas na formação do leitor. Para que isso seja uma prática concreta, o professor deve ser um leitor efetivo e ter claro que somente aquele que lê é capaz de formar outros leitores.
Descrição: Leite, M. M. M. A importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: sobre o papel do professor na formação do leitor. 2012. 25 p. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20932
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maricelda Medeiros Miranda Leite.pdf370.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.