Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2096
Título: Comportamento produtivo da cultura do milho em sistema orgânico de cultivo
Autor(es): PAIVA, Jacinto Rômulo Guedes de
Palavras-chave: Zea mays
Agricultura orgânica
Produção agrícola
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: Na Paraíba é indiscutível a importância do milho enquanto produto de consumo alimentar e como atividade de ocupação da mão-de-obra agrícola familiar. A pesquisa foi realizada no setor experimental de agroecologia pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba em condições de campo localizado no município de Catolé do Rocha/PB. Objetivou-se avaliar o comportamento produtivo do milho BRS1010 em sistema orgânico de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4x2, formando 8 tratamentos com 4 repetições, totalizando 32 parcelas, onde a parcela experimental teve 10m de comprimento composta por 50 plantas. Foram estudados os efeitos de 4 quantidades de matéria orgânica no solo (Q1= 0 t ha-1; Q2= 10 t ha-1; Q3= 20 t ha-1 e Q4= 30 t ha-1), e com e sem aplicação de biofertilizante (B0 e B1), na produção do milho cultivar BRS 1010. As variáveis avaliadas foram: Comprimento da espiga, peso da espiga de milho com palha, peso da espiga de milho sem palha, peso de cem sementes, número de sementes por espiga, diâmetro transversal da espiga, produção de milho por planta e produtividade por área. Ao final observou-se que a dose de 30 t ha-1 de matéria orgânica no solo proporcionou maior produção de grão e espiga. A presença e ausência de biofertilizante via folear não afetaram de forma significativa o comportamento produtivo milho, A quantidade de 20 t. ha-1 de matéria orgânica no solo, promoveu ao cultivar BRS1010 maiores valores no número de sementes por espiga e peso de cem sementes, a cultivar BRS 1010 obteve resultados satisfatórios quando cultivado no baixo sertão paraibano, constituindo-se em uma boa alternativa para região.
Descrição: PAIVA, J. R. G. de. Comportamento produtivo da cultura do milho em sistema orgânico de cultivo. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2096
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacinto Rômulo Guedes de PaivaPDF - Jacinto Rômulo Guedes de Paiva1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.