Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20960
Título: Uma breve discussão sobre o ensino da Física para alunos do 5º ano
Autor(es): Rocha, Sabrina Sulpino da
Palavras-chave: Ciências naturais
Experiências científicas
Ensino de Física
Ensino de Ciências
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: Nas séries iniciais do ensino fundamental, as crianças normalmente tem um primeiro contato com a física mediante a disciplina de Ciências Naturais, porém esse contato é mais teórico e chega a ser bastante superficial. Nesse sentido, o principal objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de criança aprender os conceitos físicos e discutir a melhor forma que isso deve ser feito a fim de proporcionar um ensino da Física eficaz formando assim, um indivíduo com uma visão científica e critica acerca do meio em que ela está inserida e do mundo. De modo mais especifico, esse trabalho busca explicar o que os PCNs indicam acerca do ensino das Ciências Naturais no Ensino Fundamental; evidenciar como o ensino da física é, e como deveria ser abordado nas séries iniciais e a sua importância na formação da criança; discutir sobre a formação do professor de Ciências Naturais nas séries iniciais; e por fim, salientar a importância da renovação da prática pedagógica e o uso da Física como visão transformadora. A metodologia deste trabalho é embasada em conceitos que atendem a pesquisa com seu tema principal, desse modo, o atual estudo terá abordagem qualitativa descritiva exploratória. Vale salientar que todas as crianças podem aprender Física e seus conceitos, e devem ter a oportunidade de se tornarem cientificamente letradas. Para que isso ocorra, o esforço para introduzir as crianças em experiências essenciais de pesquisa e exploração cientifica deve começar cedo. Quanto mais cedo à criança tiver acesso na escola aos conceitos físicos e experiências científicas, melhor será o seu desenvolvimento e seu processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: ROCHA, S. S. da. Uma breve discussão sobre o ensino da Física para alunos do 5º ano. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20960
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Sulpino da Rocha.pdfPDF - Sabrina Sulpino da Rocha734.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.